Expofruit - Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada. Venha Conhecer o Precioso Sabor da Nossa Região.

Notícias

Expofruit 2023 superou expectativas de público e de geração de negócios

Feira contou com a visitação de cerca de 40 mil pessoas e confirmou a expectativa de movimentar aproximadamente R$ 80 milhões em negócios

Com o tema "A riqueza das nossas frutas conquistando o mundo", a Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada - Expofruit 2023 teve uma edição histórica que celebrou os 30 anos de realização do evento e reuniu, no período de 23 a 25 de agosto, na Estação das Artes e na Universidade Federal Rural do Semiárido - Ufersa, um grande público e diversos participantes ligados a toda a cadeia produtiva da fruticultura.

Os três dias de evento superaram todas as expectativas de público e de volume de negócios, por contarem com a presença de aproximadamente 40 mil pessoas e a concretização de movimentar cerca de R$ 80 milhões em negócios. A feira, que foi a maior já realizada com 420 estandes e a presença de mais de 250 expositores, teve a participação de representantes de países como: França, Itália, Alemanha, Espanha, Holanda, República Tcheca, Bélgica, Noruega, Estados Unidos, Rússia, China, Vietnã, entre outros.

Desde produtores locais a grandes multinacionais expuseram seus produtos e serviços na Expofruit, com a presença de empresas de vários segmentos como: empresas de sementes e insumos agrícolas; de pesquisas e tecnologia para o campo; sistemas e produtos para irrigação; embalagens e lonas; consultorias; de logística marítima, terrestre e aérea; implementos e máquinas agrícolas; caminhões e vans para transporte, bancos, instituições públicas, produtores, insumos biológicos, de tecnologia, portos, energia renováveis, entre outras.

Para Fábio Queiroga, presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte – COEX, entidade realizadora da Expofruit, a edição 2023 foi um grande sucesso e rendeu muitos elogios de todos que participaram e visitaram a feira. "Fizemos a maior Expofruit da história. Uma edição de sucesso, que comemorou os 30 anos do evento, e teve um grande público, que lotou a Estação das Artes até a última hora do último dia. Alcançamos uma repercussão muito boa entre os expositores e as autoridades que compareceram à feira. Em relação aos negócios também só temos a comemorar já que tivemos números recordes de negociações".

Avaliação positiva reforçada por João Manoel, um dos idealizadores e diretor comercial da Expofruit, que destacou a evolução da feira nessas três décadas. "Essa foi a maior Expofruit nesses 30 anos, tanto em tamanho, como em número de estandes. Entusiasmo e orgulho definem nosso sentimento com 100% de satisfação de todos os clientes que estiveram presentes, pois todos fecharam negócios. Ver aquela feira que começou pequena com apenas quatro produtores e 60 estandes se tornar a maior do Brasil e da América Latina nos traz muita emoção", afirmou.

Parceiros de longa data

Para o Sebrae, outro realizador da Expofruit e parceiro no decorrer dessas três décadas, o evento é uma vitrine para o trabalho realizado pela instituição com a fruticultura no Rio Grande do Norte. De acordo, com o diretor superintendente do Sebrae/RN, José Ferreira de Melo Neto, que enalteceu a parceria firmada em prol da fruticultura potiguar e a união de esforços que, segundo ele, alcançou um dos maiores objetivos do evento, de promover a inserção do pequeno produtor no cenário da fruticultura. "A inclusão do pequeno produtor na fruticultura, seja por meio de ações de mercado ou participação no evento, é motivo de muito orgulho, pois estamos cumprindo nosso papel. São 30 anos dedicando nosso trabalho com esse intuito e o tempo mostra que estamos no caminho certo. O evento se consolida a cada ano, e esperamos que venham mais 30 anos", celebrou.

O gestor de fruticultura do Sebrae/RN, Franco Marinho, reafirmou o sucesso da feira e a satisfação com o resultado gerado. "Superou as expectativas, tanto de participação nos eventos técnico-científicos, como também na própria feira em volumes negociados e visitação. Estamos muito felizes em fazer parte dessa feira, em estar celebrando um resultado tão importante para a fruticultura do RN e por tudo que aconteceu nesses três dias, que foram muito intensos em negócios, conhecimento, tecnologia e inovação".

Já a reitora da outra instituição realizadora do evento, a Ufersa, Ludmilla Oliveira, destacou a relevância da participação da instituição na Expofruit. "Para nós é uma honra a oportunidade de mostrarmos à sociedade e ao mundo a nossa transferência de tecnologia por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Nos traz uma imensurável alegria o reconhecimento desse trabalho realizado pelo Coex e que inclui a nossa universidade. Essa inclusão no campo internacional por parte da Expofruit e esse reconhecimento da Ufersa como uma das realizadoras é algo que fica e faz parte da nossa história. É um diferencial para a história da agronomia dentro da nossa instituição".

Sobre Expofruit

Completando 30 anos de realização, a Expofruit, maior e mais importante evento da fruticultura tropical irrigada do Brasil e da América Latina, segue conquistando a atenção de grandes investidores e alavancando a economia do Rio Grande do Norte.

A feira tem como objetivo o apoio ao setor frutícola potiguar, garantindo a participação de produtores de todo o estado em um evento que viabilize a comercialização da produção e promova novos negócios, inclusive exportações, e que atualize os produtores sobre as novidades da cadeia produtiva da fruticultura.

A Expofruit 2023 foi uma realização do COEX - Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN) e da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e contou com a promoção da PromoExpo. A feira teve o patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, da Prefeitura de Mossoró/RN, Banco do Nordeste, Secretaria da Agricultura da Pecuária e da Pesca do RN (Sape/RN), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (Crea/RN) e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Também contou com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária, Governo Cidadão, Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), Sistema Fiern, Sistema Faern/Senar, Companhia Docas do RN, Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Empapel, Notícias Agrícolas, Editora Gazeta e Sistema Tribuna de Comunicação.

Voltar

Fale Conosco

Whatsapp