Expofruit - Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada. Venha Conhecer o Precioso Sabor da Nossa Região.

A Expofruit

Uma feira com os mais variados sabores

Realizada a cada dois anos em Mossoró (RN), a Expofruit – Feira Internacional da Fruticultura Irrigada – apresenta uma mostra de frutas produzidas em todo o estado, com destaque para as regiões Oeste e do Vale do Assú. É considerada a feira de fruticultura tropical mais importante do Brasil e a cada edição conquista a atenção de grandes investidores e exportadores, responsáveis por levar grande parte da nossa produção frutícola para diversos locais do mundo.

Sucesso no Brasil e no mundo

A Expofruit reúne delegações de países como França, Itália, Alemanha, Espanha, Holanda, República Tcheca, Bélgica, Noruega, EUA, Rússia e muitos outros, vem crescendo a cada ano e já é a mais representativa no segmento da fruticultura tropical irrigada no Brasil. O seu sucesso está na satisfação de expositores e participantes que encontram nela a oportunidade perfeita para gerarem negócios que giram entorno dos R$ 40 milhões.

Melão – Certificado de Origem

O melão amarelo produzido em Mossoró, desde 2013 possui o Selo Indicação Geográfica de Origem. Um certificado que atesta a procedência regional e a qualidade do produto, garantindo proteção e diferenciação no mercado. Carro chefe da pauta de exportações do Rio Grande do Norte, com mais de 250 mil toneladas produzidas ao ano, cerca de 60% do melão amarelo mossoroense é exportado para o mercado europeu. O melão destinado a exportação possui um ciclo de produção de apenas 60 dias, graças às 3.500 horas de sol por ano e a qualidade da água extraída de poços – que garantem a produção de frutas saudáveis e saborosas o ano inteiro.

Perfil do público da Expofruit

Produtores | Empresários | Importadores | Exportadores | Atacadistas | Distribuidores | Supermercadistas | Varejistas | Pesquisadores | Universitários

Informações de vendas / Sales information

João Manoel - Diretor Comercial
Telefones: (84) 9 9950-7931/ 9 8812-6445

E-mail: expofruit@gmail.com
Realização: COEX – RN – (84) 3312-6939



HISTÓRICO

Com o objetivo de mostrar aos compradores e público a qualidade das frutas produzidas no Rio Grande do Norte e a realização de negócios que envolvessem o setor frutícola foi realizada, em 2013, a primeira Feira Nacional da Fruticultura Tropical – Fenafrut, na Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM, com a participação da Maisa, Frunorte e Agroknoll.

No decorrer dos anos a feira tomou uniformidade, e finalmente entre de 1998 e 2001, alcançou um patamar mais alto e um alcance maior de público. Com o crescimento o evento se firmou e passou a ser incluído no calendário estadual e nacional de eventos ligados ao agronegócio, dando uma grande contribuição no alavancamento das comercializações da fruticultura em nosso país.

Com o aumento das exportações, em 2002 o setor frutícola viu a necessidade de dar uma nova conjuntura a feira, e a mesma ser tornou a Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada – Expofruit. No ano seguinte, o evento passou a ser realizado no campus da UFERSA – Universidade Federal Rural do Semiárido, instituição onde se concentram os estudos e pesquisas voltadas à demanda do setor produtivo, se difundem novas técnicas de cultivo e forma-se um grande número de profissionais para o setor.

Em 2004, a organização da Expofruit montou uma horta de melão, carro-chefe das exportações do Rio Grande do Norte, para apresentar aos visitantes as etapas do cultivo da fruta. Diante do aumento na procura por estandes, em 2005, os organizadores da Expofruit ampliaram a área da feira em 50 m². Também foi realizada arrecadação de mais de 370 kg de alimentos não-perecíveis para o programa social “Mesa Brasil”. Neste ano a feira teve como tema: “A fruticultura potiguar ganhando o mundo”.

Como o tema “Fruta. Um negócio que faz bem”, o Comitê de Fruticultura do RN - Coex recebeu uma Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Mossoró pela realização do evento em 2006. Em 2007, pela primeira vez a Rodada de Negócios Nacional e Internacional da feira registrou uma negociação efetiva durante o evento. Compradores da França, Itália, Alemanha, Espanha, Holanda, República Tcheca, Bélgica, Noruega e EUA estiveram entre os 22 países que participaram da rodada de negócios da Expofruit. A feira, que teve como tema - “Fruta, a receita para uma vida saudável”, trouxe entre as novidades, a apresentação da tecnologia PAIS - Produção Agroecológica Integrada Sustentável - voltada para agricultura familiar e a implantação da agricultura sustentável integrada, além da apresentação da melancia quadrada.

A Expofruit 2008 foi realizada em parceria com APAE-Mossoró e o SENAI e promoveu o projeto “Reciclando para Cidadania”. A ação contribuiu para a limpeza da cidade com o recolhimento do lixo produzido durante a feira e a destinação dos resíduos para reciclagem. A Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha (AHK) e o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil - Mauritânia participaram do evento. Nesta edição o tema foi: “Nossa fruta chama atenção do mundo faz tempo”.

O destaque da Expofruit 2009 foi a realização do I Fórum da Fruticultura, que reuniu representantes de associações de frutas de todo o Brasil. No evento foi apresentada a Carta da Fruticultura com enfoque nas premissas e metas do setor. Também foi realizado o primeiro Festival Gastronômico Agrosabor. O evento teve como tema: “Fruta. Um pedaço do Brasil que gira o mundo”.

Em 2010, a feira teve como tema - “Misturas do Brasil, a origem dos sabores” e a Rodada de Negócios da Expofruit trouxe um formato diferente, com três dias para otimizar as negociações. Durante a feira, a Unidade Móvel da Embrapa do Ceará disponibilizou cursos gratuitos de processamento de frutas para os participantes. “A fruticultura sustentável deixa o mundo mais saudável” foi a abordagem do evento em 2011 que foi um sucesso e ultrapassou a marca de R$ 50 milhões na Rodada de Negócios.

No ano de 2012, pela primeira vez compradores norte-americanos participaram da Expofruit, por meio da PMA – Produce Marketing Assocition, organizadora da maior feira de fruticultura da América do Norte. Outro destaque foi uma maior presença dos pequenos agricultores, com a realização do VI Encontro da Agricultura Familiar. Para se aproximar da população mossoroense foram realizadas degustações de frutas pelas ruas de Mossoró. O tema foi: “Ganhar é o único resultado, quando se aposta na fruticultura”.

Em 2014, a Expofruit ganhou um novo formato, passando a ser bienal e a ser realizada no início da safra das frutas na região. O tema desta edição foi “Venha conhecer o precioso sabor da nossa região”. Uma das novidades das rodadas de negócios foi a possibilidade das empresas ofertantes exporem seus produtos em balcões, que foram visitados pelas empresas compradoras. A feira de 2014 gerou cerca de US$ 22 bilhões em negócios.

A última edição da Expofruit, realizada em 2016, teve como tema - "Mais Longevidade para você e seus Negócios" e comemorou vinte anos de realização da feira. A novidade ficou por conta de um enfoque mais regional na rodada de negócios e a presença de dezoito redes de supermercado do Rio Grande do Norte, que também participaram do Seminário Hortifrúti: Mercado e Qualidade.

Voltar